cetrel 1 1
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CETREL – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
Camaçari – BA
2014
CARLA REIS
THAÍS NOBRE
CETREL – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
Trabalho referente à disciplina Optativa I do curso Engenharia de Produção, 8º semestre da Faculdade Metropolitana de Camaçari - FAMEC, orientado pela docente Ana Carolina como avaliação da III unidade.
Camaçari – BA
2014
S
1.0 INTRODUÇÃO
Os resíduos industriais e domésticos decorrentes das atividades humanas devem ser adequadamente tratados em estação de tratamento de efluentes (ETE), a fim de remover a maior quantidade possível de poluentes, minimizar os efeitos adversos ao ambiente, prevenir a poluição e proteger a saúde pública (LAMBOLEZ et al, 1994; FERNÁNDEZ et al, 1995).
Para desenvolvimento desse estudo, foi realizada uma visita técnica a ETE da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel) que trata os efluentes provenientes das indústrias do Pólo Industrial de Camaçari (PIC), Bahia, Brasil. A Cetrel possui vasta experiência no tratamento de efluentes industriais, adquirida através da prestação de serviços nas empresas que compõem o maior Polo Industrial Integrado da América Latina, localizado no Brasil, na cidade de Camaçari, na Bahia. Além disso, a Cetrel tem atuado em empresas de porte no mercado brasileiro, prestando serviços na área de Tratamento de Efluentes Industriais, como avaliação, diagnóstico e projetos de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).
Um tratamento de efluente adequado exige rigoroso controle do sistema utilizado, entendimento sobre a influência dos compostos tóxicos no processo de depuração e quão eficiente é o sistema para remoção da carga tóxica, a qual, muitas vezes, é medida pela redução de DQO (demanda química de oxigênio), DBO (demanda bioquímica de oxigênio), toxicidade, ou outro composto cuja remoção é indispensável para disposição final (PATOINE et al, 1997; UBAY ÇOKGÖR et al, 1998;