Unidade Bioenergetica Cetrel

734 palavras 3 páginas
UFPE: CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DISCIPLICA: ECOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA

VISITA TÉCNICA À UNIDADE BIOENERGÉTICA DA CETREL

RECIFE, 24 DE NOVEMBRO DE 2014.
UNIDADE BIOENERGÉTICA – CETREL
A Cetrel, em parceria com o Grupo JB, inaugurou em 4 de Abril de 2012, a primeira unidade de produção de bioenergia a partir da vinhaça. As instalações estão localizadas na unidade industrial da Companhia Alcoolquímica Nacional, usina do Grupo JB, em Vitória de Santo Antão, tendo com finalidade a geração de energia elétrica limpa através de um processo de biodigestão desenvolvido pela empresa Cetrel.
Localizada em uma área de sete mil metros quadrados (7 mil m2), o projeto ocupa, cerca de 6000 m2. Na sua fase inicial, a unidade utilizou cerca de 20% da capacidade de geração de energia a partir da vinhaça, aproximadamente mil metros cúbicos (1 mil m3) de vinhaça/dia com capacidade de geração de até 0,85 MW de biogás em seus motogeradores. O resultado, nessa fase, são 612 MWh de energia comercializados no mercado livre por mês.

A TECNOLOGIA DESENVOLVIDA PELA CETREL

A diferença na formulação da Cetrel está na eficiência e qualidade do biogás gerado por meio de tecnologia de biodigestão da vinhaça. O processo foi desenvolvido a partir de um estudo completo sobre as propriedades e potenciais do subproduto. O resultado foi a obtenção de um gás, composto em média por 80% de metano, lhe oferecendo maior potencial de queima quando comparado ao biogás obtido a partir de outras fontes de resíduos tradicionais, que contêm de 50% a 65% de metano.
Para se ter uma dimensão do potencial da produção a partir da vinhaça, a gerente da Unidade informou que na safra de 2010/2011, foram produzidos 25 bilhões de litros de álcool. Isso corresponde à geração de cerca de 300 bilhões de litros de vinhaça. Este volume é suficiente para gerar cerca de 1600MW, aproximadamente 45% da capacidade de uma hidrelétrica como a de Jirau, além de possuir a vantagem de

Relacionados