eng, eletricista
SUBESTAÇÃO TRANSFORMADORA
1.OBJETIVO:
O presente memorial é parte integrante do projeto e tem como objetivos básicos:
Complementar os dados e/ ou de mais informações dos desenhos.
Descrever as características principais dos serviços a serem executados.
Fixar normas e orientações básicas na execução dos serviços.
2 - INTRODUÇÃO
Estão descritas a seguir, as características dos materiais e serviços considerados principais. Os materiais considerados miscelâneas, tais como acessórios de eletrodutos, parafusos, ferragens, etc., não farão parte desta especificação.
As instalações elétricas deverão ser executadas conforme estas especificações em todos os seus tópicos.
Deverão ainda, obedecer às especificações e métodos brasileiros específicos em sua última edição, e na falta destes, as normas internacionais, onde aplicáveis.
Qualquer alteração em qualquer parte das instalações, de acordo com projetos fornecidos, implica na total responsabilidade da empreiteira pela funcionalidade e integridade das mesmas. Nenhuma alteração poderá ser efetuada no projeto e especificações dos materiais e serviços sem a prévia aprovação, por escrito, da Contratante através da FISCALIZAÇÃO.
Todos os materiais e equipamentos fornecidos e instalados deverão ser do tipo e da marca especificados, observados o critério de similaridade.
Sempre que a FISCALIZAÇÃO tiver dúvida com relação à execução dos serviços ou dos materiais empregados, poderá solicitar à EMPREITEIRA nova verificação e amostra do material empregado para posterior decisão.
Nenhuma instalação integrada ao projeto elétrico seja aparente ou embutida poderá ser considerada “liberada”, sem prévia verificação por parte da EMPREITEIRA e da FISCALIZAÇÃO da CONTRATANTE , da continuidade e isolação dos circuitos, da segurança e do acabamento das instalações executadas, das interferências com outras utilidades, etc.
A EMPREITEIRA deverá verificar cuidadosamente, antes