Analise de sistema de tratamento de efluentes da cetrel
Salvador
2011
Faculdade de Tecnologia e Ciência Área 1
Curso de Engenharia Ambiental
Professor: João Antônio Silveira
Turma: EP-PPQ-NT1
Trabalho apresentado com crédito parcial da disciplina Processo de Produção Química elaborado pela aluna Maryana Araújo Machado do curso de Engenharia Ambiental.
Salvador
2011
Analise de Sistema de Tratamento De Efluentes da Cetrel
Em 1978, foi iniciada a operação do Sistema de Coleta e Tratamento de Efluentes Industriais da Cetrel, com o objetivo de atender de forma integrada a demanda do Pólo Petroquímico de Camaçari.
Os sistemas de proteção ambiental da Cetrel são classificados como sendo de grande porte, em função da dimensão do Complexo Industrial de Camaçari. Os principais serviços e processos de produção da Cetrel são os seguintes:
Tratamento de Efluentes- utiliza a tecnologia de Lodos Ativados, tendo uma capacidade de processamento de 144.000 m3/dia, com uma carga orgânica equivalente a uma cidade de três milhões de habitantes. O desempenho operacional da ETE é equivalente aos mais avançados sistemas do mundo, com eficiência de remoção de DBO acima de 95% e eficiência de remoção de DQO acima de 75%.
Sistema de Disposição Oceânica - composto por um emissário terrestre com 11,6km de tubulação e pelo emissário submarino com 4,8km de extensão, estendendo-se a uma profundidade média de 25m e com diluição mínima de 1:400.
Disposição de Resíduos Sólidos - processo que utiliza aterros industriais especiais para disposição final dos resíduos sólidos, constituídos por células impermeabilizadas com camadas de argila e mantas plásticas de polietileno de alta densidade (PEAD), onde são acondicionados os resíduos.
Incineração de Resíduos Perigosos - os resíduos líquidos e sólidos são queimados a temperaturas de cerca de 1.250ºC. O sistema de lavagem