Cerveja fatores antinutricionais
A cerveja é constituída por 91 a 92% de água, e pode ser considerada uma boa fonte de polifenóis, que podem ser provenientes tanto do malte quanto do lúpulo. O extrato na cerveja é composto por aproximadamente 75 a 80% de carboidratos, especialmente dextrinas, além de minerais, taninos, compostos amargos e ácidos orgânicos. Pode-se dizer que há uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B como: niacina, piridoxina e cianocobalamina, além de ser citada como importante fonte de ácido fólico e selênio, e produzir um efeito diurético devido à alta relação potássio/sódio. Em adição, ela é uma fonte dos prenilflavonóis mais importantes da dieta: procianidinas, epicatequinas e ácido ferúlico, presentes no lúpulo, o que permite dizer que a cerveja possui capacidade antioxidante.
Polifenóis vem tanto do malte como do lúpulo.
Conclusão
As cervejas apresentam importância nutricional e fisiológica. Esta bebida estimula o apetite e favorece o processo de digestão dos alimentos, pois a baixa concentração de álcool e o CO2 liberado na cerveja favorece a ação das enzimas responsáveis pela digestão, alémde ter um forte efeito diurético. Devido a sua capacidade antioxidante, a cerveja é capaz de melhorar a atividade antioxidante do plasma sanguineo.
SCHIMIDT, S., MAIA, Y.C. P. ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA CERVEJA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Horizonte Científico, Uberlândia, v. 6, p. 1-397, Supl. 5, Anais IV SBN, Out. 2012.
Fatores Antinutricionais
Taninos
Como remover? A melhor regra, segundo a literatura, é submeter o mosto a uma fervura vigorosa, seguida de um resfriamento rápido.
Uma fervura vigorosa de cerca de uma hora ou mais faz os taninos e outros materiais que formam o trub colidirem com as partículas de proteínas, aglutinando-os numa massa e causando eliminação desses componentespor tornar sua decantação mais fácil. Após a fervura, contudo, ainda haverá partículas em suspensão, daí a importância de um resfriamento