Certificação e acreditação
Paises desenvolvidos estão procurando cada vez mais melhorar sua qualidade em produtos e serviços criando sistemas de gestão da qualidade para suas indústrias e comércio.
Sistemas de qualidade contribuem para o aumento da competitividade entre empresas, podendo ser decisivo em caso de grandes disputas.
Os produtos, serviços ou sistemas de qualidade para serem reconhecidos como confiáveis mundialmente, devem passar por uma Avaliação da conformidade, onde passará por um conjunto de avaliações onde se poderá certificar se está em conformidade com as normas estabelecidas e então ser colocado adequadamente no mercado. Esta garantia se da devido ao processo de certificação e acreditação.
Certificação
A Certificação é um processo de avaliação da conformidade mais comumente utilizado. Esta certificação é realizada por um órgão acreditado e independente do local ou empresa avaliada a fim de se avaliar se a tal local está em conformidade com as normas legais estabelecidas por órgãos governamentais. Esta certificação propicia a empresa e ao consumidor um grau de confiança de que um produto, processo, serviço, ou um profissional, atende a requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos. Depois da certificação, a qualidade deverá ser mantida pela empresa.
Acreditação
A acreditação é um certificado emitido por um órgão acreditado e independente do local avaliado. Este certificado dá o reconhecimento da competência técnica da organização de avaliação da conformidade que executam certificações de produtos, sistemas de gestão, pessoas, processos ou serviços. Para que se receba tal certificação, a organização utiliza programas de acreditação, estabelecidos em Normas, cujos requisitos devem ser atendidos, plenamente, pelos solicitantes. Tal reconhecimento está definido na norma internacional ISO/IEC FDIS 17011: ‘É o reconhecimento de terceira parte que um organismo de alta avaliação da conformidade atende requisitos especificados e é