Portugal
Ano Letivo: 2013/2014
Índice
Introdução
Este trabalho é feito para a disciplina de Instalação e Manutenção de Equipamentos e irei abordar os motores elétricos.
IPAC - Instituto Português de Acreditação
Apresentação
O Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC) é o organismo nacional de acreditação requerido pelo Regulamento (CE) n.º 765/2008, conforme detalhado na secção Acreditação. Os serviços de acreditação prestados pelo IPAC estão descritos no Regulamento Geral de Acreditação (DRC001) e Procedimentos conexos, bem como as regras, critérios e metodologias aplicáveis – estes documentos estão disponíveis na secção Documentos, onde se encontram igualmente os formulários e documentação necessária para apresentar uma candidatura à acreditação.
O IPAC é membro da infraestrutura europeia de acreditação, a European cooperation for Accreditation (EA), bem como das estruturas mundiais de acreditação, a International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e o International Accreditation Forum (IAF), conforme se indica na secção Reconhecimento Internacional.
O IPAC é dirigido por um Conselho Diretivo e possui uma organização simplificada em que os serviços de apoio, nomeadamente serviços financeiros, de informática, de recursos humanos e logísticos, são subcontratados externamente.
Para o desenvolvimento das suas atividades de acreditação o IPAC possui diversas comissões técnicas em que interatua com as partes interessadas e recorre a uma bolsa de avaliadores e peritos externos. Possui ainda uma Comissão Consultiva representativa das várias partes interessadas na atividade de acreditação e que supervisiona a imparcialidade da sua atuação, bem como providencia orientação estratégica.
Reconhecimento Internacional
O IPAC é membro das organizações internacionais de acreditação existentes:
EA: European cooperation for Accreditation (www.european-accreditation.org), no espaço europeu;