contabilidade e orçamento público
DAYANE
LAIS
LEANDRO
PATRICIA
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Trabalho apresentado à Faculdade Politécnica de Uberlândia como requisito à aprovação no Componente Curricular Contabilidade e Gestão Pública.
Prof. Orientador: Evandro
UBERLÂNDIA
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho buscamos aprofundar todos os aspectos relevantes sobre as classificações orçamentárias e seus objetivos. Visamos aprofundar um pouco sobre o grau de importância de cada uma e sua utilização no cenário econômico e social. Alem da classificação das receitas e o que facilita a compreensão de sua procedência e evidencia suas possíveis destinações e quanto às despesas e permitir a sua avaliação antes e depois da sua execução sob perspectivas institucional, econômica, regional, programática, funcional e gerencial.
CLASSIFICAÇÕES ORCAMENTÁRIAS
Na ORGANIZAÇÃO do orçamento, receitas e despesas públicas recebem classificação com base em diversos critérios. Segundo Sanches p propósito da classificação das receitas e facilitar a compreensão de sua procedência e evidencias suas possíveis destinações alem da explicação dos segmentos da sociedade que respondem a sua geração. Já as despesas e permitir a sua avaliação antes e depois da sua execução sob perspectivas institucional, econômica, regional, programática, funcional e gerencial.
Receitas = classificação por natureza (categoria econômica), por fontes (de receita e de recursos)
Despesas = por institucional, funcional, Poe estrutura e segundo a natureza (categoria econômica e grupos de natureza de despesa).
CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS
Por categoria econômica
Tem como finalidade desse critério e identificar a origem dos recursos segundo seu fato gerador. Podendo assim evidenciar quais desses recursos serão destinados a atender despesas correntes bem como os destinados a atender a