Portugal
← Constituição do território nacional
O território nacional
Portugal, país europeu com as fronteiras há mais tempo estabelecidas, abrange um território formado por uma parte continental e por uma parte insular que, no seu conjunto, constituem três unidades bem individualizadas: - Portugal continental - Arquipélago dos Açores - Arquipélago da Madeira
Portugal continental – com a forma aproximada de um rectângulo, é limitado a norte e este por Espanha e sul e oeste pelo oceano Atlântico. Ocupa cerca de um quinto da Península Ibérica e tem uma área de aproximadamente 89 000 km2, o que representa cerca de 97% da superfície do território nacional. O maior comprimento que é possível medir entre dois extremos de Portugal continental é de cerca de 560lm, medido entre Melgaço e o litoral algarvio e a maior largura é de 218km, medida entre a foz do rio Neiva (limite dos concelhos de Viana do Castelo e de Esposende) e a foz da ribeira Castro (concelho de Miranda do Douro).
Portugal insular – é constituído pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, situados em pleno oceano Atlântico.
~ O arquipélago dos Açores com uma superfície aproximada de 2300km2 é constituído por nove ilhas, que se dividem por três grupos: Grupo Ocidental (Flores e Corvo); Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) e Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria, para além do ilhéu das Formigas). ~ O arquipélago da Madeira é formado pela ilha da Madeira que ocupa quase a superfície total do arquipélago (737 km2 em cerca de 800 km2), pela ilha de Porto Santo e pelos ilhéus das Desertas e das Selvagens.
Organização administrativa de Portugal
O território português encontra-se organizado administrativamente em duas Regiões Autónomas (Açores e Madeira) e em 18 distritos no continente. Cada distrito divide-se em concelhos e cada concelho em freguesias.
As Regiões Autónomas têm governos autónomos e capacidade legislativa e