Acreditação hospitalar
Fernanda Valadares Paes
Júlia Maíra Vaz da Silva
Simone Rodrigues Tavares
Fabieli Rodrigues da Silva
Valdelina Vigilato
ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
Americana – SP
2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- SÍNTESE DA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
3- CERTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO
4- INSTITUIÇÃO AVALIADORA REFERÊNCIA
5- AVALIAÇÃO DA ACREDITAÇÃO
6- DIFERENÇA ENTRE ISO E ACREDITAÇÃO
7- AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
8- ACREDITAÇÃO NO BRASIL
9- HOSPITAIS ACREDITADOS NO BRASIL
10- CONSIDERAÇÕES FINAIS
11- REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Definição: A acreditação hospitalar é uma certificação semelhante á ISO, porem exclusivo para instituições de saúde o que o torna mais complexa, onde são avaliadas todas as etapas da atenção ao cliente, desde sua entrada ao resultado esperado.
Objetivo: Promover a melhoria da qualidade da saúde e sua assistência em todo o país, proporcionando um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no Instituto, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.
Conceito: O termo acreditar significa “conceder reputação a; tornar digno de confiança”. É neste sentido que se utiliza os termos acreditado (que merece ou inspira confiança), acreditador (que ou aquele que acredita) e acreditação (procedimento que viabiliza alguém ou algo ser acreditado).
2. Síntese da Acreditação Hospitalar * Exclusiva apenas para as intituições de saúde. * É uma certificação semelhante ao Iso. * Um método de avaliação voluntario, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões definidos. * Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada. * Através da Acreditação Hospitalar, a Instituição de Saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico acerca do