CEREAIS
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCILPINA: TÉCNICA DIETÉTICA Cereais
São as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas. Fazem parte do hábito alimentar de diversos povos, devido a sua facilidade de manutenção e conservação; por seu baixo custo e pelo alto valor nutritivo.
Nos grãos de cereais podemos encontrar nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, enzimas e outras substâncias. Os integrais, além desses nutrientes, são ricos em fibras. Os carboidratos aparecem em altos índices no grão (78 a 83%), variando com o tipo de cereal e plantio. O amido representa quase toda a totalidade dos carboidratos dos cereais. É um polissacarídeo da glicose encontrado na natureza na forma de amilose e amilopectina.
Tipos de Cereais:
Milho
É uma boa fonte de energia, pois contém um alto teor de carboidratos, boas dosagens de proteínas, é rico em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Existe uma grande variedade de formas de apresentação do milho. São elas:
Molho fresco na espiga e milho na conserva, usado em preparações culinárias como pamonha, curau, sorvete, farofa, torta, entre outras. Amido de milho, usado em mingau, cremes, biscoitos.
Glucose, utilizado em caldas, molhos doces.
Milho para pipoca: a produção de pipoca constitui um método de cocção do amido bastante diferente dos até aqui considerados. À medida que os grãos de milho-pipoca são aquecidos, o vapor-d’água existente dentro deles se expande aumentado à pressão interna o suficiente para os grãos explodirem. As qualidades desejáveis na pipoca são: bom sabor, maciez e quase ausência de cascas. Essas qualidades dependem da variedade do milho, do seu conteúdo de umidade e do método de cocção.
Milho de canjica, cereal pré-cozido e óleo de milho, usado para diversas preparações, de maior consumo no mês de junho, quando ocorrem típicas festas juninas.
Aveia
A