cereal
Identificação de grãos de cereais
Observação e identificação de grânulos de amido
Elaborado por:
Ricardo Cordeiro a25429
Hélder moreno a27648
Docente responsável: Victor Martins
3º Ano Engenharia Alimentar
Bragança, 17 de Março de 2015
Introdução
O objectivo deste trabalho é fazer a Identificação de grãos de cereais e fazer a observação e a identificação de grânulos de amido.
Cereal são plantas cultivadas por seus frutos, comestíveis, normalmente chamados grãos e são na maior parte gramíneas, compondo uma família com mais de 6 mil espécies. Os cereais são produzidos em todo mundo em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de produto e são os que mais fornecem calorias ao ser humano. Em alguns países em desenvolvimento, os cereais constituem praticamente a dieta inteira da população.
Os grãos de cereal mais comum é o milho, trigo e o arroz.
1. Identificação de grãos de cereais O professor deu-nos nove exemplares de grãos de cereal para nos identificar e distinguir as suas principais características.
Grãos de cereal
A
Milho
B
Aveia clara
C
Aveia escura
D
Centeio
E
Trigo
F
Cevada
G
Sorgo
I
Arroz
H
Painço
2. Observação e Identificação de grânulos de amido
Preparar uma suspensão de amido
Fazer a preparação para observação ao microscópio
Proceder á respectiva identificação
I. Amostra A--- Arroz
II. Amostra B— Batata
III. Amostra C— Milho
IV. Amostra D— Trigo
Conclusão (resultados e discussão)
Os resultados que obtivemos relativamente ao nosso primeiro trabalho prático foi relativamente mais fácil identificarem os grãos de cereal mais comum como o milho, o trigo e o arroz. Também não foi muito difícil identificar a aveia clara e a aveia escura pois o que os distingue é só a nível da pigmentação. Sobre o trigo e o centeio a diferença é que o trigo é mais claro que o centeio. Já o sorgo a característica que mais á distingue do painço é que o painço é mais pequeno.
Sobre o nosso segundo trabalho