Cereais e Derivados
Os cereais são um dos alimentos essenciais do homem há milhares de anos. Já na Idade da Pedra eram cultivados em território europeu variedades precoces de trigo, como o Emmer e o Einkorn, para além da cevada. Atualmente os cerais mais cultivados são o arroz, o milho-miúdo, o milho e o trigo.
Alimentos muito popular
O papel desempenhado pelos cereais na dieta tem um valor incalculável, tendo em conta que constituem a base da alimentação mundial. A realidade é que não existe nenhum outro alimento que possa ser cozinhado e consumido de maneira tão variadas, que possa ser guardado durante tanto tempo sem perder qualquer tipo de qualidade e que tenha tantas propriedades nutricionais como os cereais de gramíneas parecem ter tudo.
Um pouco de história
Há já 10000 anos, os primeiros povos sedentários começaram a cultivar cereais em diversos locais do mundo. Cada cultura superior desenvolveu então o seu próprio meio ambiente. É por essa razão que o Norte da Europa tem uma longa tradição na cultura da cevada e centeio, o Sul da Europa, o trigo; a Ásia, no arroz; África, no milho-miúdo, e a América, no milho.
Cultivados e transformados
Os cereais atuais não são plantas “naturais” porque durante milénios se fez os possíveis para os transformar em plantas mais férteis (que dessem muito grãos), robustas (que resistissem aos parasitas e às doenças), mas também às mudanças de temperatura, e pouco exigentes (capazes de crescer até nos solos mais pobres em nutrientes). Foi assim que se conseguiu que os cereais fossem cada vez mais produtivos.
Arroz
O arroz é um dos mais importantes alimentos do mundo, fornecendo cerca de metade das calorias diárias a metade da população mundial e uma importante fonte de nutrição. Não é para admirar que nos países asiáticos, como a Tailândia, o arroz seja tão valorizado que a tradução da palavra «comer» signifique literalmente «comer arroz». Se se perguntar quais os tipos de