Tipos Sanguineos
O sangue é uma mistura de células e plasma. O coração bombeia o sangue pelas artérias, vasos capilares e veias para fornecer oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo. Ele transporta os dejetos das reações que acontecem nas células.
Tipos Sanguíneos:
O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A,B,AB e O) e o Rh (positivo e negativo). No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Junto eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O- é conhecido como universal, isto é, serve para qualquer pessoa. Porem apenas 9% dos brasileiros possui esse tipo sanguíneo. O O+ é o sangue mais utilizado no Brasil, sendo que o estoque de um hospital deve ter no mínimo 90% desse tipo sanguíneo.
Compatibilidade:
A compatibilidade entre vários tipos de sangue tem a ver com antígeno (algo que temos nas nossas hemácias ao nascermos, faz parte da estrutura molecular e é determinado geneticamente pela herança de nossos pais) e anticorpos. São os antígenos que diferenciam os grupos sanguíneos entre si, e eles tem a propriedade de gerar anticorpos quando introduzidos em organismo que não o contenha. Por exemplo: indivíduos do grupo A que tem em suas hemácias o antígeno A, nãopodem ter em seu plasma o anticorpo anti A. O mesmo ocorre com individuo do grupo B, em relação ao antígeno B. Se um indivíduo tivesse em seu plasma um anticorpo oposto ao seu antígeno correspondente, todas as suas hemácias seriam destruídas por ele. Sendo que não existe um anticorpo anti O, uma vez que não existe antígeno O.
Durante a infância, sempre adquirimos naturalmente os anticorpos referentes aos grupos sanguíneos opostos, ou seja: se você é do grupo O, em seu plasma existe