Cenários Econômicos para 2020
BRASIL
ECONOMIA E CENÁRIOS
Dissertação apresentada no curso de Pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA), Disciplina de Economia, com o objetivo de avaliação final.
Prof. Carlos Honorato Teixeira.
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Para que seja possível traçarmos cenários econômicos futuros, tomaremos como parâmetros informações de um passado recente até os dias atuais.
Iniciaremos com um pequeno estudo do Brasil do início do Século XXI até os dias de hoje, assim como suas características, seus dilemas e potencialidades.
Pretendemos com esta metodologia, avaliarmos as possibilidades futuras construídas a partir do presente.
Com um cenário de tamanhas incertezas, tanto no campo político como econômico, interna e externamente, usaremos dados e decisões comumente adotadas pelos governos e mercados atuais, assim como seus resultados, para prever onde podemos chegar em 2020.
Usaremos dados obtidos através da leitura de jornais, revistas e sites especializados, assim como debates realizados no âmbito do governo, da sociedade civil e de estudiosos e formadores de opinião.
O primeiro passo será elencar os fatores prioritários do desenvolvimento atingido pelo Brasil nos últimos anos, mesmo que aquém do esperado e usa-los como base para projetar estes cenários para o Brasil no ano de 2020.
Três cenários serão criados: Cenário Mais Otimista, Cenário com Incertezas Permanentes e Cenário de Crise e Ruptura.
ANÁLISE ECONÔMICA RECENTE DO BRASIL
Quatro fatores influenciaram negativamente a economia dos países Latinos Americanos, nas décadas de 80 e 90, incluindo-se o Brasil:
1. Pesada dívida externa. Amortização de pagamentos deixa de ser feita.
2. Crise fiscal. Fica muito difícil ao governo