Cenários contemporâneos
Campus Virtual
| | |
|[pic] |Avaliação a Distância |
Disciplina: Antropologia Filosófica
Curso: Filosofia
Professor: Carlos Euclides Marques
Nome do aluno: José Ronaldo de Brito Filho
Data: 31/03/13
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Como pudemos apurar em diversas leituras, a educação é um dos principais meios de humanização, pois é por ela que o ser humano, desde tempos remotos, procura transmitir seu legado cultural, sua visão de mundo, construindo-se, então, como ser humano no ambiente da troca de experiências. A educação pode ser difusa ou formal. No primeiro caso, temos a transmissão do legado sem a determinação precisa de um estrato social para fazer isso, pois todos educam a todos. As sociedades tribais são os melhores exemplos dessa educação. Mas, com as sociedades complexas, apareceram instituições que passaram a cuidar de certos aspectos do processo educacional, resultando na necessidade de uma formalização de alguns aspectos da educação. Nesse contexto, surge a educação formal e a pedagogia como ciência da educação.
1. Pensando nisso e refletindo sobre o papel da educação no alargamento dos horizontes antropológicos, leia o texto abaixo e depois responda à questão proposta.
As ações educativas e a ciência pedagógica
Maria Amélia Santoro Franco
Pode-se hoje observar um grande distanciamento entre a esfera das ações educativas e a esfera do exercício pedagógico. A educação tem-se organizado na sociedade de modo distante das ações pedagógicas. E temos hoje uma sociedade