Cenário econômico nacional - finanças para executivos
CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL FINANÇAS PARA EXECUTIVOS
Julho, 2011
O Brasil no Cenário Econômico Mundial
O Brasil começou 2011 como um país diferente, um país mais maduro, com uma economia mais consistente, e de maior confiabilidade. Um país que saiu praticamente ileso de uma crise que atingiu vários países desenvolvidos, e esbanja crescimento econômico apoiado principalmente no consumo interno. Isso tudo graças a um aumento real do salário mínimo nos últimos anos, e um conseqüente achatamento da pirâmide social, criando um ciclo virtuoso. Temos lido bastante sobre a posição do Brasil no cenário econômico mundial, o interesse que isso tem gerado em nações que há pouco mal enxergavam qualquer potencial na nossa economia, a segurança que vários países têm creditado a nós, e a famosa frase de que “o Brasil é o país do futuro”. Como podemos observar, o Brasil deixou há algum tempo de ser o país do futuro, para ser o país do momento, e isso se mostra nos dados econômicos de comparação mundial, como o PIB brasileiro, que em 2010 teve um crescimento de 7,8% enquanto o PIB mundial conquistou um crescimento de apenas 4,7%. E na projeção para este ano, as estimativas nos dirigem para 4,3% de ambos.
PIB Mundial
PIB Brasileiro
Em números absolutos, o Brasil figurou como a terceira economia mundial, com um PIB de R$ 3,675 trilhões, atrás apenas da China, e da Índia. E já no ranking da revista The Economist, estamos listados como a 7a economia do planeta, à frente da Itália, Rússia, Espanha, etc.
O cenário positivo atual tende a continuar seu desenvolvimento, estimando-se que até 2014 tenhamos obtido uma média de 5,1% de crescimento.
Atrelado a todo esse desenvolvimento econômico, que trouxe tamanha visibilidade ao país, está também o amadurecimento da população que passa a se comportar de maneira muito
diferente dos investidores de 20 ou 30 anos atrás, em que a economia encontrava-se em outro patamar.
FATORES QUE