Cenário da produção de milho no brasil para 2022
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS
LEA VII – Agropecuária no Contexto Mundial
Cenário da produção de milho no Brasil para 2022
Para embasar as projeções de produção de milho no Brasil para o ano de 2022, foram analisados os números reais (em metric tonne - MT) dos anos 2005 a 2010, e o resultado foi um aumento de quase 21 milhões de toneladas neste período, tirando o Brasil da nona colocação no ranking mundial de produção de milho e colocando-o na terceira posição. Vale ressaltar que, em 2005, o milho era a décima oitava commodity mais produzida do país, e em 2010, já ocupava o décimo lugar do ranking nacional.
Depois de comprovado o crescimento da produção no país, foram-se feitas projeções para 2022 e elas revelam um aumento de mais de 11 milhões de toneladas entre 2010 e 2022. Em 2022, estima-se que a produção chegue ao patamar de pouco mais de 67 milhões de toneladas. Isso se deve, principalmente, pelo aumento que as exportações terão, uma vez que essa commodity é contribuinte para a produção de biocombustível. Mas não se deve esquecer que, mesmo com os aumentos das exportações, o mercado interno não pode ser enfraquecido, já que também é um grande consumidor de milho, tanto para consumo humano quanto para a fabricação de rações para animais. O que explica as projeções para o crescimento da produção em ritmo lento de verticalização (comparado ao de 2005 a 2010), pois não é fácil manter ritmos acelerados, como no período citado.
O Brasil é privilegiado para a produção dessa commodity por ter clima tropical, e possui cerca de nove estados que a cultivam, sendo que o maior produtor é o Paraná. Os plantios podem ser feitos em duas épocas do ano, revezando-se em primeira safra, e segunda safra ou safrinha. Embora o clima e as tecnologias estejam a favor da produção no país, as projeções somente serão concretizadas se, também, forem foco de planejamento