agribrasil
3629 palavras
15 páginas
AGRIBRASILEdição Especial
Algodão Adensado
Índice
Introdução e Histórico
03
Demanda mundial pela fibra
04
Cenário do algodão no mundo
05
Projeções para os próximos 10 anos
06
Cenário do algodão no Brasil
07
Ciclo do algodão
08
Fibra do algodão adensado
11
Aspectos agronômicos
12
Exemplos de sucesso com o algodão adensado
13
Cotton Blue 2826 Stripper
14
Cultivo do Algodão adensado
Introdução e Histórico
O
algodoeiro é uma das mais antigas plantas domesticadas pelo homem, tendo sido encontrados registros de seu uso a mais de 4.000 anos. As primeiras referências históricas do algodão vêm de muitos séculos antes de Cristo.
No Brasil, pouco se sabe sobre a pré-história do algodão, mas alguns dados mostram que, pela época do descobrimento do país, os indígenas já cultivavam o algodão e convertiam-no em fios e tecidos.
Até 1860 o cultivo do algodão, no Brasil, era da espécie arbórea. Por essa época o algodão herbáceo foi introduzido no País e pela primeira vez na história, São Paulo se destaca como produtor desta fibra. O predomínio da cultura no estado paulista da cultura começou a acabar em 1980, quando chega ao Brasil a principal praga da cultura, o bicudo do algodoeiro.
Nos anos seguintes houve diminuição drástica nas áreas da cultura dentro do estado. Por outro lado o cultivo começou a migrar para o Centro Oeste brasileiro que hoje tem 62,5% de participação na safra brasileira total, sendo o MT responsável pela maior contribuição (50,9%). Somando-se o Centro Oeste à Bahia temos quase 93% de toda a safra nacional.
Fonte: Conab jun/13
3
3
www.montana.ind.br www.montana.ind.br Demanda mundial pela fibra
O
mercado mundial de têxteis e de confecções é fortemente condicionado pelas políticas domésticas adotadas em alguns países-chave. Os Estados Unidos é um dos que acompanham mais diretamente o movimento da conjuntura da economia mundial.
Nos