ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Uma análise macroambiental
Agradeço primeiramente a Deus, por ter me dado de presente o convívio com pessoas tão especiais, que me proporcionaram ter uma vida cheia de amor, amizades e conquistas.
Ao meu marido e filhos, não existem palavras para expressar o valor de todas as renuncias feitas para que eu tivesse a oportunidade de conquistar mais este sonho.
A Professora Sirlei Torquato Botosso, que esteve presente durante todo o curso, orientando, instruindo, apoiando, sanando dúvidas e que também foi a orientadora responsável na execução deste trabalho e que pacientemente me auxiliou.
Ao Professor Adriano Rosa Alves, coordenador da Pós Graduação EAD- UNOPAR, que em momentos importantes, se manteve presente, auxiliando e orientando para uma maior aprendizagem e desempenho.
E por fim, a todos os mestres que fizeram parte do meu desenvolvimento ao longo deste curso. A todos o meu mais sincero muito obrigado.
FILIOL DE RAIMOND, Cristiane Silva de Ornelas. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: uma análise macroambiental. 2014. Número 104. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação em Consultoria Empresarial – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Passo Fundo, 2014.
RESUMO
O agronegócio brasileiro possui a mesma dinâmica dos demais setores da economia do país, alcançando grande participação no PIB (Produto Interno Bruto), sendo um dos maiores responsáveis pelo superávit da balança comercial e consequentemente promovendo o desenvolvimento do país. No entanto, muitas são as organizações brasileiras deste segmento, que não se posicionam estrategicamente no mercado. O mapa estratégico tem a função de equilibrar ideias contraditórias, baseando-se em proposições diferenciadas de valores para os clientes, fornecer as reais estratégias do negócio, auxiliando ainda na