Custos
Contabilidade e Orçamento Público
Professora Tutor: Marcia Marcondes da Silva
Atividade Auto Desenvolvimento apresentada a Disciplina de Contabilidade e Orçamento Publico, da Faculdade Anhanguera, como exigência Parcial das atividades EAD, sob Orientação do Prof.ª Tutor Marcia Marcondes da Silva, para obtenção de crédito.
Valinhos 2012
A Lei de Incentivo à Cultura, ou Lei Rouanet, surgiu em 1991, cujo objetivo é o financiamento de projetos culturais, patrocinado por empresas (pessoa jurídica) ou cidadãos (pessoa física) a aplicarem parte do Imposto de Renda (IR) em ações culturais, educando-os a investir em cultura a deixando apoiada além de valorizar a marca das empresas que participam do incentivo.
A proposta cultural, ou seja, os projetos podem ser em diversos segmentos, como teatro, danças, música, literatura, artesanato, festivais, entre outros desde que sejam aprovadas pelo Ministério da Cultura.
Quando uma empresa e/ou pessoa física doa recurso para o desenvolvimento de projetos culturais ela tem incentivos fiscais, sendo para pessoas jurídicas quando o projeto social enquadrar-se dentro do artigo 18 poderá deduzir do imposto de renda 100% do valor investido, sendo no Maximo até 4% do valor devido, caso projeto se enquadre no artigo 26 poderão ser deduzidos 60% do valor investido, sendo no Maximo 6% do valor deduzido.
Já para pessoas físicas quando o projeto social enquadrar-se dentro do artigo 18 as pessoas poderá deduzir 100% do imposto de renda o valor investido, sendo no Maximo até 6% do valor devido, caso projeto se enquadre no artigo 26 poderão ser deduzidos 60% do valor investido, sendo no Maximo 6% do devido.
Quando as empresas apoiam os projetos se beneficiam na sociedade, adotando assim uma postura responsável e a torna parceira pelo desenvolvimento e colaborar para construir uma sociedade melhor. Com tudo, as empresas têm percebido como o incentivo social é uma