A importancia do desenho manual par o design de interiores
CURSO DE DESIGN DE INTERIORES
EXERCÍCIO PRÁTICO INDIVIDUAL – ATIVIDADE DISCENTE
MATÉRIA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
PROFESSORA: BELIZA SOARES
ALUNA: JULIANA SOARES SILVA
A importância do desenho manual para o design de interiores
O desenho foi uma das primeiras formas de expressão encontrada pelo homem, foi uma forma de representação e comunicação, permitindo a quem os vê assimilar uma idéia através do olhar de outro. Assim como a fala e a escrita, é uma forma natural de linguagem do homem, um meio de expressão.
A ligação mais rápida entre o pensamento criativo e o papel se materializa no croqui, instrumento entre o pensar e o fazer, assim o desenho não é apenas o momento técnico do processo, ele esclarece, ordena e estrutura as idéias. Enquanto ordena as idéias na mente, o desenho favorece a criação, abrindo leque para novas idéias.
A interação do desenho com o designer se faz importante não só para a criação de soluções impensadas até serem desenhadas quanto para as suas modificações de propostas já projetadas. Sem os desenhos feitos a mãos, pensamentos e idéias que não podiam ter sido planejadas antes da execução poderiam ser modificados.
O desenho manual tem como finalidade agilizar o trabalho feito à mão e o cérebro, pois a verdadeira razão do desenho é fixar, comparar e assimilar imagens, memorizando idéias, podendo ser usado futuramente, transformado ou empregado em outras ocasiões. Seu uso reforça e dá suporte ao pensamento criativo. Para o designer de interiores esse desenho assume maior importância, pois através dele se realiza o dialogo entre as idéias e o papel, permitindo refletir sobre o projeto. Essa técnica do processo de criação, em função de sua rapidez facilita o desdobramento de novas idéias e formas ainda não pensadas.
O uso de programa de computador auxilia o processo construtivo de um projeto, porem, o mesmo não substitui o processo feito à mão, pois eles são aliados, eles andam juntos estimulando a criação e agilizando o