centro de massa
Esse ponto em especial é chamado de centro de massa. Um fato interessante é que o centro de massa pode estar fora do corpo. Assim sendo, a existência do centro de massa não se limita a casos de objetos rígidos, como citamos anteriormente. Ele existe também para sistemas formados por corpos separados. O Sistema Solar, por exemplo, tem um centro de massa e é em torno desse centro de massa que giram os planetas, e não em torno do centro do Sol, embora o centro de massa do Sistema Solar esteja bem próximo do centro do Sol.
Com base nesses exemplos, já podemos perceber a importância do centro de massa na análise do movimento de um sistema de partículas. Outro fato importante que temos que mencionar a respeito do centro de massa é que:
- as forças internas não afetam o movimento do centro de massa de um sistema.
Assim, por exemplo, se durante o movimento um corpo sofrer alterações apenas por efeito de forças internas, isso não irá alterar o movimento do centro de massa. Para exemplificarmos isso, vamos considerar o centro de massa do corpo humano. Quando uma pessoa está com seu corpo esticado, seu centro de massa (C) está um pouco abaixo do umbigo. Porém se ela levantar os braços ou as pernas, ou ainda dobrar o corpo, ou os braços ou as pernas, o centro de massa irá para outra posição.
Localização do centro de massa
Vamos agora obter a posição do centro de massa. Consideremos inicialmente o caso de um sistema formado por n partículas de massas: m1, m2, m3, ... mn e que