centro de massa
Há um ponto, denominado centro de massa do sistema, que se move como se toda a massa do sistema estivesse concentrada nele, e as forças externas atuantes sobre o sistema estivessem agindo exclusivamente sobre ele.O movimento de qualquer corpo, ou qualquer sistema de partículas, pode ser descrito em termos do movimento do centro de massa. Centro de Massa: É a posição média de toda a massa do corpo ou sistema. Num corpo homogêneo e simétrico o centro de massa está no centro geométrico.
A coordenada do centro de massa é Xcm dada por: Xcm = m1 x1 + m2 x2 = M1 + m2
Centro de Massa
O movimento dos sistemas acima é muito complicado, mas o centro de massa descreve uma parábola como uma partícula.
Em Dinâmica, existem várias situações em que se pode considerar a massa de um corpo, ou mesmo de vários corpos, como se estivesse concentrada em um único ponto. A esse ponto se dá o nome de centro de massa.
Centro de massa de figuras planas
Regra: se um corpo homogêneo apresenta um eixo de simetria, o centro de massa estará sobre ele. Caso o corpo apresente dois eixos de simetria, o centro de massa se localiza na intersecção desses eixos.
Centro de Massa
Vamos usar exemplo, no caso de um retângulo:
Neste caso:
No caso de um triângulo retângulo podem-se deduzir as seguintes relações:
Obs.: é importante salientar que os princípios e fórmulas para estes cálculos valem para corpos homogêneos, ou seja, corpos feitos de mesmo material, com densidade constante.
Centro de massa de figuras planas compostas
Para iniciar vamos resolver o seguinte exemplo:
O primeiro passo é adotar um sistema de referência (x, y) conforme na pagina anterior. Depois deve-se aplicar a fórmula:
Sendo o índice 1 do retângulo e o índice 2 para o triângulo retângulo, m1 e m2 as suas respectivas