CLIMA E TEMPO
- Ilha de Calor: fenômeno no qual as áreas centrais, mais transformadas tornam-se “mais quentes” do que áreas menos urbanizadas (isso em uma mesma cidade, por exemplo).
Causas: falta de arborização das cidades (não há evacuo transpiração, portanto aumenta a temperatura); chão asfaltado (não há infiltração de água no solo); construção de edifícios (o vento não circula muito);
- Tipos de chuva:
Convectiva: é a chamada “chuva de verão”. Ocorre quando a temperatura está muito elevada e a água evapora rápido. Há um elevado acúmulo de umidade no ar e a chuva cai de forma rápida e passageira.
Orográfica: geralmente ocorre no litoral. É causada por uma barreira natural (relevo) que não permite a passagem das nuvens.
Frontal: ocorre quando há o encontro de massas de ar (fria e quente). Essa chuva tem uma duração maior, pois dura enquanto houver humidade no ar (é a que é noticiada nos jornais).
Correntes Marinhas: As correntes marinhas são correntes com uma temperatura diferente da água, que se formam no oceano. Elas estão fortemente ligadas à formação de desertos como o Deserto do Atacama, nesse exemplo ocorreu, pois por a corrente de água ser mais fria, a água demora mais para evaporar – e quando evapora acaba chovendo no oceano- juntando-se a barreira natural (Cordilheira dos Andes) a incidência de chuva é menor ainda.
Massas de ar:
El Niño: temperatura dos oceanos fica mais QUENTE.
La Niña: temperatura dos oceanos fica mais FRIA.
Ambos afetam os regimes de chuva, pois a evaporação dos oceanos está fortemente ligado a elas