Centrifugação industrial
Operações Unitárias
Sumário Introdução 3 Desenvolvimento 4 Conclusão 5 Referências Bibliográficas 6
Introdução
A matéria constituída de mais de um tipo de molécula é denominada mistura, podendo esta ser homogênea ou heterogênea. Um dos métodos de separação de misturas consiste no processo de centrifugação, que é uma operação unitária muito utilizada em bioquímica, biotecnologia, etc. A centrifugação é utilizada na separação de materiais de diferentes densidades por meio da aplicação de uma força maior que a gravidade. Tal processo consiste na separação de frações ou da concentração das moléculas de interesse dos componentes de uma amostra, quando submetida à centrífuga. A separação pode ser sólidos de líquidos, ou mesmo de uma mistura de líquidos por sedimentação dos líquidos de diferentes densidades. Devido a isso, a centrifugação é um processo de muitas aplicações laboratoriais (como em análises clínicas, testes bioquímicos, isolamento de ácido nucleico, etc), domésticas (a máquina de lavar roupas é um exemplo), e principalmente industriais.
Na ausência de forças externas, uma partícula que estiver em movimento linear continuará com velocidade constante e uniforme, mas quando submetida a uma força centrífuga (g), as partículas suspensas em seu meio serão isoladas em forma de lotes ou de um fluxo contínuo e a sedimentação será, então, forçada. É notório que o princípio do funcionamento das centrífugas baseia-se na relação da força centrípeta com suas grandezas (massa, velocidade tangencial, velocidade angular e o raio da trajetória associado à partícula no movimento circular considerado).
A centrifugação é de extrema importância em processos industriais, pois juntamente com a filtração, são as operações de clarificação mais utilizadas em escala industrial. Portanto, as pesquisas descritas no presente relatório tiveram como objetivo estudar o processo de centrifugação industrial, seus princípios, alguns equipamentos