Equipamentos industriais - centrifugação
A centrifugação é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou centrifuga a fim de se promover a separação dos componentes na sedimentação dos sólidos e líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os.
É análoga a decantação, mas além de substituir a aceleração da gravidade pela aceleração centrípeta como força de separação, é também um processo mais rápido e muito mais caro.
Conceito:
Processo capaz de separar sólidos de líquidos, líquidos com pequenas diferenças de densidade e os que têm tendência a formar emulsões. Devido a isso, a centrifugação é um processo demasiadamente usado em laboratórios, como em análises clínicas, testes bioquímicos, separação do ácido nucleico; doméstico, máquina de lavar roupa; e principalmente industrial.
Funcionamento:
Para entender o conceito de uma centrifuga, é importante entender como se configura a força centrípeta, ela é uma força aparente, também chamada inercial, a qual se manifesta em corpos que executam movimento circular tendo como efeito o afastamento dos corpos do centro de rotação. Devido à rotação que faz variar continuamente a direção que o corpo executa, originando uma aceleração que entendesse por uma força de inércia que empurra o corpo para fora.
Observando a fórmula da força centrípeta, Fc = mw2r, onde m é a massa e w é a velocidade angular podemos compreender que quando variar a massa a força centrípeta por consequência muda, fazendo com que determinados tipos de partículas se sedimentem antes de outras, ocorrendo a separação dos matérias presentes na solução.
Em geral, as amostras são colocadas em tubos dispostos a redor de um eixo vertical, o qual está ligado a um motor centrifuga.
Tipos de Centrifugação:
• Centrifugação Diferencial: A separação é obtida principalmente com base no tamanho das partículas na centrifugação diferencial. Este tipo de separação é geralmente