Relatorio Centrifugadora E Compressor
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MARÍTIMA
Curso Especialização Tecnológica manutenção mecânica naval
PRÁTICA DE MANUTENÇÃO
TRABALHO PRÁTICO
GRUPO G Ângelo Tavares nº 11163
Kevin Santos nº 11157
2014/2015
Introdução
A centrifugação é um processo baseado na separação pela ação da força da gravidade, no qual partículas mais pesadas vão para o fundo. No entanto, centrifugar pode ser um processo demorado. Sendo assim, em alguns casos que se deseja separar uma mistura de dois ou mais componentes líquidos e/ou sólidos, faz-se necessário o emprego de outros métodos de separação. A centrifugação em muitas ocasiões pode ser empregada. Centrifugadoras são equipamentos utilizados para separação de mistura liquidas com remoção simultânea de sólidos, clarificação de líquidos, concentração ou desidratação de sólidos. É baseada na densidade das fases em um campo centrifugo em um rotor ou tambor que eleva a força da gravidade.
Outra aplicação de centrifugadoras que vem sendo bastante discutida é em programas de desenvolvimento nuclear, para fins pacíficos ou bélicos, no enriquecimento de urânio.
A seleção do equipamento mais adequado para determinada operação depende de uma série de variáveis, como a percentagem de sólidos presente na mistura, o tamanho das partículas, a quantidade de mistura a ser separada, e os materiais do equipamento devem ser compatíveis com o ambiente ao qual vão trabalhar.
Os compressores podem ser definidos como estruturas mecânicas industriais destinadas a elevar a energia utilizável de ar – pelo aumento de sua pressão. Necessita de cuidados para manter sua plena capacidade operacional e suprir continuamente a demanda de ar comprimido exigida pela indústria. Conhecer seu desempenho é fundamental para avaliar seu rendimento nas condições de uso e administrar custos de manutenção e energia elétrica
Objetivos
Este trabalho visa obter conhecimento sobre os equipamentos falados e