Centrifuga o Slides OPU
Gilvane Vieira
Hugo Times
Igor Reis
Maria Clara Wellman
Rebecca Alexandrina
Rodrigo Sartori
Definição
A centrifugação é um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. É usada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas.
Aplicações
•
•
•
•
APLICAÇÃO FARMACÊUTICA
SEPARAÇÃO DE DIFERENTES FASES
CENTRIFUGAÇÃO DIFERENCIAL
CENTRIFUGAÇÃO ISOPÍCNICA OU DE
EQUILÍBRIO
• ULTRACENTRIFUGAÇÃO
• CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS
APLICAÇÃO FARMACÊUTICA
Na indústria farmacêutica as centrífugas são utilizadas para a separação de amostras. Essa separação é feita pela centrífuga de bancada.
SEPARAÇÃO DE DIFERENTES FASES
A utilização mais importante de uma centrífuga é a de separação de diferentes fases, sendo geralmente uma sólida e uma aquosa. Após o processo de centrifugação, a fase menos densa fica na parte de cima do tubo, e a parte mais densa fica no fundo.
CENTRIFUGAÇÃO DIFERENCIAL
Esse tipo de centrifugação foi desenvolvida nos anos 60 do século XX por Christopher John
Champerline e Juan Burdettee. Muito utilizada na separação dos componentes de tecidos humanos. Hoje em dia esta técnica é largamente substituída pela centrifugação isopícnica.
CENTRIFUGAÇÃO ISOPÍCNICA OU DE
EQUILÍBRIO
Esse método de centrifugação também chamada centrifugação de equilíbrio, é usada na separação de macromoléculas. Sua principal aplicação é na separação de moléculas de DNA usando cloreto de césio (CsCl).
Antes x Depois
ULTRACENTRIFUGAÇÃO
O termo ultracentrifugação aplica-se à centrifugação que necessita de um tipo específico de centrífuga (ultra centrífuga). As velocidades alcançadas pelos rotores nestas centrífugas são muito elevadas, obtendo-se acelerações até
500.000 g (aceleração da gravidade). Neste tipo de centrífuga, a câmara onde se situa o rotor é refrigerada e encontra-se sob