Pneumática industrial
A transformação dos metais e suas ligas em peças de uso industrial têm como ponto de partida o metal líquido ou fundido, no processo de Fundição por Centrifugação o metal líquido é vazado num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga origina uma pressão que força o metal a ir de encontro às paredes do molde, onde solidifica.
2 CONCEITO O processo de Fundição por Centrifugação consiste em vazar o material na fase liquida no interior do molde, este que é dotado por movimento de rotação. Com a rotação o material empurrado pela força centrifuga é empurrado para as laterais do molde onde ocorre sua solidificação, na maior parte das aplicações encontram-se peças ocas. Este processo se assemelha a todos os outros processos de fundição, mas com alguns aspectos que trazem algumas particularidades (UNIP, 2011).
3.1 Desenho Esquemático de uma Máquina de Centrifugar Tubos
Sistema de pintura da coquilha, (B) Refrigeração, (C) Funil de vazamento, (D) Roletes de apoio e rotação, (E) Coquilha, (F) Base de concreto.
A maquina é dotada do molde apoiado na parte de cima e de baixo por roletes ligado a um motor para que haja a rotação do molde e por um sistema de refrigeração da peça pronta. O processo trás ao fundido melhor arranjo da microestrutura pela rápida solidificação, é também um processo que reduz os custos de fabricação e simplifica o mesmo (UNIP,2011). 3.2 Características desse processo:
* Molde metálico cilíndrico montado em roletes; * Camisa de água; * Alimentação através de calha e panela de fundição; * Sistema horizontal ou vertical.
3 NORMAS PARA A