Centralização
Descentralização - A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ela não é boa nem má, indicável ou não. Ela depende das circunstâncias. Complexidade dos problemas organizacionais.- O avanço tecnológico, as inovações, a intensificação das comunicações, a diversificação das linhas de produtos e os mercados em desenvolvimento requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões. A descentralização permite a utilização de todos os cérebros e músculos da organização. Mudança e Incerteza: Quanto maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto, maior será a necessidade de descentralização. Em tempos de estabilidade, os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Esta visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada também em tempos de mudanças e de emergências.
Funções do Administrador: De modo geral, aceita-se hoje o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle como as funções básicas do administrador. Essas quatro funções básicas: Planejar, organizar, dirigir e controlar constituem o chamado processo administrativo. A seqüência destas funções forma o ciclo administrativo. b)
PLANEJAMENTO - Figura como a primeira função administrativa, aquela que serve de base para as demais funções. É a função