CELULAS TRONCO
Instituto de Biodiversidade e Floresta – IBEF
Biologia Celular
Profª Adriane Xavier Hage
CÉLULAS-TRONCO
Acadêmicos: Armando Mota
Iara Carmona
Jobert Rocha
Joice Oliveira
Marina Cardoso
O que são Células-tronco?
são células com a capacidade de se transformar
(diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Potencial das células-tronco.
Como células indiferenciadas passam a ter funções especializadas?
Sabe-se que, além dos sinais internos controlados por genes, o processo é ativado também por sinais externos, incluindo a secreção de substâncias químicas por outras células, o contato físico com células vizinhas e a influência de algumas moléculas.
Embora muitos laboratórios de pesquisa consigam induzir a diferenciação pela manipulação de fatores de crescimento, soro e genes, os mecanismos detalhados que regem o processo não são claros.
Tipos de Células-tronco:
Embrionárias
Adultas
encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical Pluripotentes induzidas: foram obtidas por cientistas em laboratório em 2007.
A classificação completa inclui:
Totipotente. Ex.: zigoto formado na fertilização do ovo e as primeiras células que resultam da divisão do zigoto. Pluripotentes. Ex.: células-tronco embrionárias .
Multipotentes. Ex.: células hematopoiéticas (adultas)
- tronco
Oligopotente. Ex.: tecido (adulto) linfóide ou células mielóides estaminais.
Unipotentes. Ex.: células-tronco (adulto) do músculo.
Células-tronco Embrionárias
Possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
São encontradas no embrião, apenas quando este se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação). A maioria das pesquisas atuais utiliza este