Celulas de manufatura
2.1 A Importância do Desenvolvimento de Processos em Empresas de Manufatura
A indústria manufatureira tem uma participação muito importante na economia brasileira. Ela é responsável por aproximadamente 40% do produto interno bruto (PIB) e tem uma participação de 30% nas exportações. A busca de maior integração e participação no mercado mundial tem sido uma tendência da indústria nacional. Assim sendo, a indústria tem procurado melhorar atividades como projeto de produto, planejamento de fabricação, processos de fabricação, controle da fabricação e distribuição de produtos, objetivando a conquista e manutenção de mercados.
Segundo (DAVIS, AQUILINO, CHASE, 2001) empresas que buscam ser bem sucedidas devem destinar recursos para as ambas as áreas, produção e serviços, devem ser compatíveis entre si e alinhados estrategicamente com metas globais da empresa.
A administração da produção é reconhecida hoje como uma área funcional crítica, dentro de qualquer organização. A administração da produção não é mais vista como uma área subordinada à área de finança e marketing, ao contrario são áreas com os mesmo tratamentos Id.:
Segundo DAVIS, AQUILINO, CHASE (2001, p.37).
Empresas que falham em reconhecer a significativa contribuição da função administração da produção perderão lucro e participação de mercado para aquelas empresa que, assim, a reconhecem. O papel anteriormente reativo da administração da produção, que se concentrava apenas na minimização de custos, foi substituído por uma posição mais proativa de maximização do valor agregado aos bens e serviços que a organização fornece.
Algumas das principais questões enfrentadas pelos executivos da administração da produção, hoje, neste ambiente empresarial em constante mudança segundo DAVIS, AQUILINO, CHASE (2001, p.37) são as seguintes:
Reduzir o tempo de desenvolvimento e de manufatura de novos bens e serviços, obter e sustentar a alta qualidade ao mesmo tempo em