Celula de manufatura
Célula de manufatura nada mais é do que uma aplicação de Tecnologia de Grupo. Tecnologia de Grupo (TG) é uma técnica que visa aumentar a eficiência da produção pelo agrupamento de uma variedade de peças com características específicas (forma, tamanho e/ou processo de rotas) identificadas para um propósito bem definido. Formam-se assim grupos e famílias que podem ser utilizados para diminuir os processos produtivos da fabricação de pequenos e médios lotes uma vez que todos os objetos em uma família requerem métodos similares de tratamento e manuseio.
Tipos de Célula de Manufatura
As células de manufatura podem ser classificadas de várias formas, de acordo com:
-O layout;
-A quantidade de equipamentos (presentes no layout de produção);
-A quantidade de modelos de produto que processa (um só modelo, uma família de produtos ou qualquer produto);
-A quantidade de operários que nela trabalha (célula individual ou célula grupal com vários operários);
-A predominância sobre o trabalho, exercida pela máquina ou pelo homem.
A seguir, explica-se como é feita a classificação por layout e quantidade de equipamentos, em vista de serem as mais conhecidas e utilizadas.
Classificação em função do layout
Identificam-se quatro tipos de Célula de Manufatura, os quais foram classificados analogamente aos tipos clássicos de layout:
-Por produto com predominância da máquina;
-Por produto com predominância do homem;
-Por processo;
-Por posição fixa do produto. Célula de Manufatura por produto com predominância da máquina
Corresponde ao modelo da Toyota, na qual a localização de cada posto de trabalho deve possibilitar adequada visualização dos demais postos, bem como permitir uma visão completa do processo produtivo.
Sendo assim, cada operador deve ter condições de livremente comunicar-se com os demais operadores que participam da fabricação do produto. Deve-se induzir a uma integração de cada posto de trabalho no processo