CIM Célula de Manufatura
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E O SISTEMA FLEXÍVEL DE
MANUFATURA
Eliandro Gonçalves de Azevedo
Renan Felipe Siostek
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Curso de Engenharia Mecânica
RS 331, S/N – Bairro Demoliner – Erechim – RS – Brasil
Resumo.O propósito deste artigo é demonstrar a importância, dificuldades e vantagens da aplicação de conceitos do sistema Toyota de produção em uma célula de manufatura e demonstrar de maneira clara e resumida o planejamento e execução deste sistema dentro da própria célula, além de apresentar uma breve introdução a implantação do sistema flexível de manufatura.
Palavras chave: Sistema Toyota de Produção, Célula de Manufatura, Sistema Flexível de Manufatura.
1-Introdução
A importância que a indústria japonesa tem obtido no mercado mundial está diretamente relacionada com seus princípios de produção, nos quais se busca a maximização dos ganhos através da total eliminação de perdas. Este trabalho refere-se à aplicação do sistema Toyota de produção dentro de uma célula produtiva, que é composta de pequenos grupos de funcionários e equipamentos quase autônomos dedicados à produção exclusiva de um tipo ou família de peças que agrupa operações semelhantes. Isso implica na responsabilidade total dos operadores com o processo, onde a equipe é fornecedor/cliente, portanto é uma unidade de produção totalmente responsável pelo seu produto. Cada operador é o responsável pelo que faz.
Neste trabalho demonstra-se a importância, dificuldades e vantagens da aplicação de conceitos do
STP (Sistema Toyota de Produção) em uma célula de manufatura, problemas na qualidade do produto, pontualidade de fabricação e comprometimento dos colaboradores. Para atingir estes objetivos desenvolveuse uma metodologia de implantação e organização da nova célula, como por exemplo, metas para: demarcação de pisos e corredores, identificação de itens de segurança,