Celulas de Manufatura
A concorrência do cenário atual impõe que se tenha um produto cada vez melhor, com um diferencial competitivo e ainda com o menor custo. Do ponto de vista dos sistemas produtivos, baixar custos significa aperfeiçoar o sistema produtivo e o projeto do produto, de modo que se produza cada vez mais produtos em menor tempo e com menos recursos. Dentro dessas situações apresentadas, o projeto do sistema produtivo leva um papel de grande importância no sucesso das organizações.
Célula de Manufatura é uma versão moderna do conceito de tecnologia de grupo de célula de trabalho. Implantada inicialmente pela Toyota no Japão, uma célula de manufatura é um agrupamento de máquinas dedicadas a uma determinada família de produtos com processos de fabricação semelhantes, isto é, utilizam os processos de fabricação das mesmas máquinas e na mesma sequencia de processamento.
A manufatura baseada em células representa uma tentativa de combinar a eficiência do layout do produto orientado a um fluxo com a flexibilidade do layout de processo orientado a centro de trabalho ou células. Analisando com um pouco mais de atenção, observa-se que uma célula de manufatura é um complexo sistema sócio (pessoas) técnico (máquinas e equipamentos) utilizado com o objetivo de criação de fluxo dentro do sistema produtivo.
Neste Trabalho demonstra-se a importância, dificuldades e vantagens da aplicação, classificações e exemplos de Células de Manufatura.
1. Células de manufatura: visão geral
Podem ser definidas em quatro tipos de células de manufatura: por produto com predominância da máquina, por produto com predominância do homem, por processo e por posição fixa do produto.
A célula de manufatura por produto com predominância da máquina corresponde ao modelo da Toyota, que é o tipo citado anteriormente e o mais conhecido por todos.
A célula de manufatura por produto com predominância do homem é semelhante à anterior, onde os postos