Administração por objetivos - apo
ACADEMINOS:
Flavio, Giliard, Luís Eduardo, Luiz Augusto, Maik, Marlon, Murilo e Thiago.
A Administração por Objetivos (APO) surgiu em 1954 com Peter F. Drucker, que é considerado o pai da APO.
A partir de 1950, o enfoque baseado no processo e a preocupação maior com as atividades,ou meio, passaram a ser substituídos pelos enfoques nos resultados e objetivos alcançados, os fins. O foco de “como” administrar passou a ser o “por que” e o “para que” administrar. A ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos e alcançar eficácia.
A APO é o processo pelo qual os gerentes e subordinados determinam objetivos e metas em comum, definem a área de responsabilidade e o resultado esperado de cada um. Utilizam esses resultados para determinar os padrões de desempenho sob o qual ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados. A APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais dos funcionários.
A Administração por Objetivos possui sete características principais, são elas:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior.
-Tanto o gerente quanto o seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos. No entanto, essa participação varia conforme o sistema adotado.
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
-Os objetivos podem ser denominados metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma: determinar os resultados que o gerente e o