manufatura celula
Célula de Manufatura é uma versão moderna do conceito de tecnologia de grupo de célula de trabalho. O objetivo da abordagem celular é que apenas a quantidade de produto necessário por parte do cliente deve ser produzida.
Ela geralmente requer um fluxo contínuo ou, pelo menos, o tamanho dos lotes pequenos. O método utilizado para atender a este objetivo é formar famílias de peças, e para reorganizar planta de processamento e recursos para formar células de produção.
A implementação de fabricação em células exige os seguintes passos:
Analisar os pedidos em aberto por um período determinado prazo;
Decidir sobre uma família de produtos de peças;
Determinar as operações necessárias no ambiente da célula;
Gabaritos de design e acessórios que efetuarão a redução do tempo de instalação;
Equilíbrio das operações entre os operadores;
Criar o layout em célula;
Equipamentos de mudança para formar a célula.
Como os recursos de processamento mais modernos são flexíveis por natureza, e podem realizar vários trabalhos, é mais fácil para a prática de manufatura celular do que uma mudança de tecnologia qualquer. A célula pode ser uma célula virtual que não irá requerer o movimento de recursos cada vez que exista uma mudança de ordens e de produto. Introduzindo células de manufatura muda a forma de como a empresa opera.
A implementação de células de manufatura afetam o cronograma de produção sendo que em muitas plantas hoje, cronogramas de produção dependem de previsões de disponibilidade dos equipamentos, de materiais, e da informação dos pedidos dos clientes em atraso, então uma readaptação dos processos deverão ser repensadas.
Grandes lotes de produção são executados para reduzir o número de trocas de equipamentos necessários. Na célula a fabricação o tamanho do lote pode ser exatamente a quantidade necessária para atender ao pedido do cliente, devido ao design modular e de recursos informatizados de processamento operados, mudanças não são mais