Cegueira à mudança (Change Blindness)
Mestrado Integrado em Psicologia – Percepção e Atenção – 2013/2014
Cegueira à mudança (Change Blindness)
Ana Mónica Mota e Torres 2013149439
Anna Luísa Ferreira Santos 2013170502
Beatriz Costa Nunes Ribau 2013131433
Inês Martins Silva 2013107924
Docente: Armando Mónica
Junho de 2014
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Mestrado Integrado em Psicologia – Percepção e Atenção – 2013/2014
Introdução:
O nosso sistema visual e a nossa perceção daquilo que nos rodeia são dois temas que vêm, desde há alguns anos para cá, a preocupar e a interessar diversos investigadores nomeadamente no campo da Psicologia Cognitiva.
A forma como percecionamos um estímulo visual e a forma como interpretamos a informação que dele recebemos representam um fenómeno extremamente mais complexo do que aquilo que parece. Por esta razão, este tema tem dado origem a diversas teorias, estudos e investigações.
Change blindness, em português, cegueira à mudança representa uma falha na visualização de certas mudanças em objetos ou cenas que ocorrem dentro do nosso campo visual (nomeadamente aquando da ocorrência de uma transição – um movimento ocular, um flash e um display).
Compreender a origem deste fenómeno e as suas implicações poderá ser de extrema importância para uma melhor compreensão do sistema visual em si, nomeadamente no que diz respeito às questões da atenção seletiva, da representação visual e, ainda, da cegueira inatencional (questões abordadas neste relatório).
Palavras-chave: cegueira à mudança, cegueira inatencional, atenção seletiva, representação visual, sistema visual.
Change blindness – cegueira à mudança:
A designação change blindness (cegueira à mudança) representa a inabilidade de um observador em detetar mudanças, muitas vezes grandes, ocorridas no seu campo visual em objetos e/ou cenas. Este fenómeno ocorre em simultâneo com uma transição, nomeadamente um