Novos conceitos retinopatia diabetica
Novos conceitos em retinopatia diabética: dano neurológico versus dano vascular
New concepts on diabetic retinopathy: neural versus vascular damage
Pedro Durães Serrarbassa1 Alana Ferreira Gomes Dias2 Marcio Fragoso Vieira3
RESUMO
A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira legal irreversível em adultos na idade produtiva. Estima-se que o número de pessoas com risco de desenvolver perda de visão decorrente do diabetes dobre nos próximos 30 anos. Alguns estudos sugerem que alterações neurodegenerativas ocorram antes do comprometimento vascular. Essas alterações incluem aumento da apoptose neural, reatividade de células gliais, ativação microglial e metabolismo alterado do glutamato, e podem explicar algumas das deficiências funcionais que ocorrem logo após o início do diabetes, como alterações precoces no eletrorretinograma. O presente artigo de revisão visa apresentar evidências atuais que apontem a neurodegeneração como possível evento inicial da retinopatia diabética.
Descritores: Retinopatia diabética/etiologia; Degeneração neural; Doenças vasculares; Apoptose; Visão/fisiologia
INTRODUÇÃO
Trabalho realizado no Setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (SP).
1
2
3
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo USP - São Paulo (SP) - Brasil; Médico assistente do Setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo HSPE - São Paulo (SP) - Brasil. Médica estagiária do Setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia do HSPE - São Paulo (SP) Brasil. Médico pós-graduando da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP) - Brasil. Endereço para correspondência: Pedro Durães Serracarbassa. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.903 Cj. 43 - São Paulo (SP) CEP 01452-001 E-mail: serracar@brfree.com.br Recebido para publicação em 22.05.2007 Última versão recebida em