Doenças ocupacionais
___________pág. 02 2. Agentes Biológicos__________________________________________________
__________ pág. 02 3. Agentes Químicos____________________________________________________
________ pág. 06 4. Agentes Físicos_____________________________________________________
__________ pág. 10 5. Agentes Ergonômicos_________________________________________________
_________ pág. 14 6. Acidentes___________________________________________________
_________________ pág. 18 7. Bibliografia________________________________________________
___________________ pág. 24 1.
Riscos Ambientais
Consideram-se riscos ambientais, tudo que tem potencial para gerar acidentes ou doenças no trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição. 2. Agentes Biológicos
Conceitos
Os riscos biológicos ocupacionais são os que derivam do contato dos trabalhadores com vegetais, animais ou seus produtos ou excreções durante as atividades laborais, podendo evoluir para processos infecciosos, tóxicos ou alérgicos.
As infecções podem ser agudas ou crônicas e serem provocadas pelos mais diferentes organismos vivos: bactérias, vírus, fungos ou parasitas, como certos protozoários, helmintos e artrópodes.
Uma fonte bastante considerável em termos de riscos biológicos são as doenças transmitidas ao homem pelos animais (zoonoses); outra fonte são os hospitais e os locais onde são feitas as pesquisas médicas ou biológicas, bem como as indústrias alimentícias, farmacêuticas, os frigoríficos e as atividades de abate são exemplo de fontes de contaminação.
A avaliação de risco de agentes biológicos considera critérios que permitem o reconhecimento, a identificação e a probabilidade do dano decorrente destes, estabelecendo a sua classificação em classes de risco distintas de acordo com a severidade dos danos. Assim, a classificação dos