Cebrim
Agregar informações de suma importância para uma melhor formação dos estudantes do curso de Farmácia, futuros profissionais da saúde, que serão bastante utilizadas durante a graduação e no decorrer da vivência profissional.
Introdução
Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) foram criados a partir da necessidade de se analisar as informações disponíveis sobre os medicamentos e a execução desses conhecimentos a prática clínica.
Em 1962, foi criado o primeiro CIM do mundo, no Centro Médico da Universidade de Kentucky (EUA) e no ano de 1979, estabeleceu-se no Brasil o primeiro CIM, no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN).
Conselho Federal de Farmácia (CFF), em 1984, sugeriu a criação de um organismo com a finalidade de oferecer e coordenar ações para incentivar a utilização racional de medicamentos.
No Centro de Información de Medicamentos (Cedimed), na Venezuela, que na ocasião era centro colaborador da OPAS/OMS para difusão dessa atividade na América Latina, foi realizado o treinamento de um farmacêutico contratado pelo CFF.
Foi apresentado à plenária do CFF, março de 1993, o projeto que deu origem ao Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF) e também a ideia da criação de uma rede nacional de CIM, que em seguida foi estabelecido sob o nome Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Sismed).
O serviço de informação sobre medicamentos foi disponibilizado para os profissionais da saúde no Brasil, em junho de 1994. O Cebrim se mostrou como uma fonte de atualização gratuita, no contexto do custo alto para acessar a essas informações e de pouca disponibilidade de tempo dos profissionais para agregar a prática clínica e a atualização permanente.
Cebrim
O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos é um serviço de utilidade público de reconhecimento nacional, e tem como objetivo disponibilizar informações