Cim centro de informação de medicamentos
2.1 Tema
Projeto de implantação do Centro de Informação sobre Medicamentos no Centro Universitário do Maranhão 2.2 Orientados
Aylla Ferreira Macedo
Luzia Klebiana dos Santos Silva
Paloma da Silva Lima
Rute Costa Campos
Waldimary Araujo Belfort
Wilkyane O. da S. Holanda 2.3 Orientador
Profº Fernando Lobato Bacellar 2.4 Instituição
Centro Universitário do Maranhão
2. JUSTIFICATIVA
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente metade dos pacientes não utiliza os medicamentos de forma correta. A melhora no acesso às informações relacionadas à saúde é um dos fatores que influenciam os pacientes a participarem mais ativamente nas decisões do cuidado à saúde, isto inclui a correta seleção e utilização dos medicamentos. O aperfeiçoamento técnico-profissional no âmbito dos estabelecimentos de saúde, por meio da capacitação para utilização de fontes de informação pode contribuir para uma relação mais próxima do profissional com a comunidade.
Paralelamente a expansão da fabricação de medicamentos, a quantidade de informação a respeito dos medicamentos cresceu exponencialmente e com isso um maior número de propagandas veiculadas na mídia, as quais geralmente são inconsistentes ou até mesmo omissas em relação aos efeitos indesejáveis do fármaco, muitas vezes induz a automedicação e incentiva o consumo de determinado medicamento que nem sempre é o indicado para aquela necessidade, além de influenciar o julgamento de usuários e prescritores sobre os medicamentos.
Por outro lado, a informação contida nas bulas dos medicamentos possui muitas das vezes linguagem de difícil compreensão ao usuário leigo, e quanto à informação sobre a ação esperada do medicamento observa-se que, de modo geral, as bulas não fornecem condições para o paciente entender como o medicamento poderá ajudá-lo, reduzindo o seu valor enquanto material educativo para o paciente (SILVA, 2000).
No Brasil, há em