ccccc
A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.
O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.
A TECNOLOGIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1. NA TERRA, A NOVA ARTE DA GUERRA – EXÉRCITO
O impacto da tecnologia sobre as operações terrestres: o “conflito de mobilidade”, transformando radicalmente a arte da guerra. O complexo industrial bélico, a evolução dos blindados, da artilharia e das armas automáticas da Infantaria: o diferencial tecnológico no combate. Quais foram as transferências para uso civil dos avanços na engenharia militar, na logística e na produção em massa. A energia nuclear para fins pacíficos a partir da poderosa bomba atômica. A contribuição da eletrônica militar para o desenvolvimento do radar como auxílio à navegação, da tecnologia de comunicação e da evolução da válvula para o estado sólido. Da criptografia ao computador. Os benefícios para a Medicina e para a indústria de alimentos.
2. 2. NO MAR, AS INCRÍVEIS INVENÇÕES DE COMBATE – MARINHA
Quando o conflito começou, os encouraçados eram os “reis dos mares”. Mas o desenvolvimento da guerra decretou o fim de uma era, mostrando as vantagens de uma classe de navios que viria a se tornar sinônimo de poder nos oceanos: os porta-aviões. Também debaixo d’ água a tecnologia Desenvolvida no período entreguerras