Panorama Logístico no Amazonas
PANORAMA DA LOGÍSTICA NO AMAZONAS: TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Manaus - AM
Abril / 2013
PANORAMA DA LOGÍSTICA NO AMAZONAS: TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Trabalho apresentado à Professora Marcia Bacovis da disciplina de Introdução à Logística, da turma de Logística modalidade Subsequente, noturno no IFAM.
IFAM – Manaus Distrito Industrial
Manaus - Abril / 2013
1-INTRODUÇÃO
A logística dentro do Estado da Amazonas enfrenta grandes desafios devido a limitados recursos e grandes distâncias. O transporte hidroviário é o que consegue melhor se desenvolve na região, porem enfrenta grandes desafios.
Este trabalho levantará parte das questões, limitações e desafios enfrentados pelo modal hidroviário no Amazonas e ainda destacará sua importância nos diversos setores em desenvolvimento.
2 – A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO AMAZONAS Por ser um Estado considerado inexplorado economicamente, o Amazonas – apesar de contar com o Polo Industrial de Manaus (PIM)– ao longo da sua história, não desenvolveu estrutura logística eficiente para atender as suas necessidades e fronteiras. Devido ao PIM, sua economia está 70% centralizada na Capital Manaus, logo todo o desenvolvimento logístico foi direcionado para atendê-lo. Os modais aéreo e aquaviário são usados para recebimento das matérias-primas e escoamento da produção. Porém o modal rodoviário é limitado ou inexistente em alguns casos. Manaus é uma cidade bem servida no que diz respeito as opção de transporte logístico – salvo pela limitação do modal rodoviário. Mas o Estado do Amazonas é extremamente grande geograficamente e de difícil acesso a determinados lugares. O transporte hidroviário surge como uma opção logística de grande importância, pois alcança os