cc avancada 2
Cap. 1 - Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários,
Cap.3 - Consolidação das Demonstrações Contábeis, Aspectos Legais CPC36.
Cap.7 - Reestruturações Societárias - Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas.
Cap.8 - Contabilização dos Tributos sobre o Lucro,
Cap.9 - Juros sobre o Capital Próprio.
Procedimentos Metodológicos Indicados: Aulas expositivas sobre conceitos; - Atividades em grupo ou individual; - Apresentação e discussão de casos práticos; - Relatos de experiências profissionais relacionadas ao programa.
Considerações iniciais:
Para otimização de suas atividades, as empresas tem que gerenciar seus recursos financeiros com a maior eficiência possível. Normalmente, tais recursos representam o fator de produção mais escasso e, conseqüentemente, o mais caro, principalmente no Brasil, onde o custo do capital é bastante superior em relação aos padrões mundiais.
Em decorrência dessa realidade, os gestores responsáveis pela administração financeira de uma empresa, tem a constante preocupação de procurar as melhores alternativas de aplicação. Em geral, os maiores volumes de recursos são aplicados no giro operacional da entidade, no chamado dia a dia da empresa, como em estoques, financiamentos de vendas a prazo, no imobilizado.
Títulos de Crédito: papéis emitidos por entidades financeiras (Letras de Câmbio, Certificado de Depósito Bancários etc) ou por entidades não financeiras (Debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis tem prazo de vencimento e rendem juros pré-fixados ou pós-fixados.
Valores Mobiliários – papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a