Catedral de Santiago de Compostela
A Catedral de Santiago de Compostela é um templo católico situada na cidade de Santiago de Compostela, capital da Galiza, Espanha. É a sé da arquidiocese homónima e foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a Reconquista Cristã, tendo sofrido depois várias reformas que lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas ebarrocos.
Segundo a tradição, acolhe o túmulo do apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protetor deEspanha, o que a converteu no principal destino de peregrinação cristã na Europa a seguir aRoma durante a Idade Média, através do chamado Caminho de Santiago, uma rota iniciática na qual se seguia a Via Láctea que se estendia por toda a península Ibérica e Europa Ocidental. A peregrinação foi um fator determinante para a afirmação política dos reinos cristãos hispânicosmedievais e na sua participação nos movimentos culturais da sua época. Atualmente continua a ser um importante destino de peregrinação, para o que contribui a renovada popularidade do Caminho de Santiago a partir dos anos 1990, que levou à catedral mais de 270 000 peregrinos registados.
A catedral foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896 e a chamada cidade velha de Santiago de Compostela, que se concentra em torno da catedral, foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO em 1985.
Literatura Galega – Ana Cirliane Coelho Professora Verônica Barbazan
Museu da Catedral de Santiago de Compostela
O Museu da Catedral de Santiago de Compostela é uma instituição que acolhe e expõe diversas obras artísticas e arqueológicas, propriedade da Catedral de Santiago, que abarcam desde a época romana até à atualidade. O museu localiza-se na mesma catedral. Foi fundado em 1930.
O museu abrange diversos espaços, com diferente situação dentro da fábrica da catedral:
Museu-Claustro, com ingresso desde o lado meridional da Praça do Obradoiro.
Cripta do Pórtico da Glória,