Santiago de Compostela
Santiago também conhecido por São Tiago Maior ou Santiago de Compostela, filho de Zebedeu e Salomé, irmão de São João Evangelista, nasceu em Betsaida, Galileia. Foi um dos primeiros e mais próximos apóstolos de Jesus, tendo participado em importantes eventos da suas vida tais como a Transfiguração1, a Agonia de Cristo2 e no Jardim das Oliveiras3. Podemos afirmar que foi dos discípulos mais chegados a Cristo por em diversas ocasiões em que Este se fazia acompanhar por apenas 3 discípulos Tiago era sempre escolhido juntamente com João e Pedro, isto ocorreu tanto na Transfiguração como no Jardim das Oliveiras, antes da prisão de Jesus.
Fig.1- Santiago o Grande, por Pompeo Batoni, 1740
(Extraido de http://caius-santachiesa.blogspot.pt, 11/12/2012, 22:08)
Segundo a Bíblia, após a ressurreição de Cristo, os apóstolos cumpriram o pedido que Jesus lhes fez, que espalhassem a suas palavras por terras desconhecidas. Tiago, notavelmente frustrado com as impiedosas perseguições de que Cristo foi alvo e que continuavam a atingir os demais cristãos, resolveu pregar na zona mais remota possível e onde não fosse perseguido, em Finisterre4. Embarcou então num pequeno veleiro de comercio no Mediterrâneo, com o qual chegou a Iria Flávia, cidade onde com alguma dificuldade conseguiu iniciar o seu trabalho de evangelização das pessoas dessa região. Reza a lenda que no seu caminho para Finisterre, ao chegar a Saragoça, exausto da viagem, apareceu a Virgem pedindo que nesse local erguesse uma igreja em sua homenagem, a qual hoje conhecemos como Basílica de Nuestra Señora del Pilar.
Fig.2 - Basílica de Nuestra Señora del Pilar, Saragoça.
(Extraido de http://it.wikipedia.org 11/12/2012, 22:30)
Depois de seis anos a pregar na região, São Tiago decidiu regressar a Palestina para contar os feitos que alcançara com o fim de trazer mais evangelizadores a Hispânia5. O regresso foi difícil e só ao fim de dois anos chegou ao porto de Jaffa, de onde