IGREJA SANTIAGO DE COMPOSTELA E IGREJA DE BURGOS
ARQUITETURA E URBANISMO IGREJA SANTIAGO DE COMPOSTELA E IGREJA DE BURGOS HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA II
Presidente Prudente – SP
2011
CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA
A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, pertencente à Arquidiocese de mesmo nome. O estilo românico é marcado por elementos estruturais maciços, presentes na Catedral, como por exemplo seus pilares maciços, arcos romanos e abóbadas. Construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade, na Galiza, Espanha. É um centro milenar de peregrinação cristã da Europa e foi fator determinante para colocar a Espanha dentro dos círculos medievais graças ao chamado Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, atual padroeiro e protetor do Reino da Espanha.
Características Histórico e Sócio-Cultural
De acordo com o Codex Calixtinus (um manuscrito com iluminuras do século 12), os arquitetos “Bernardo O Velho, um admirável mestre” e seu assistente “Robertus Galperinus o jovem” e, mais tarde, possivelmente, "Esteban, mestre de trabalhos em catedrais" trabalharam na construção da catedral. Ela foi iniciada no ano de 1075, durando o Reinado de Afonso VI.
Trás como fase inicial muitos avatares suspensos andamentos sobre vistoria do arcebispo Xelmírez ,e no ano 1100, a cargo do mestre Platerías ;a construção da Catedral vai se avançando aos poucos durante o século XII.Em 1168, fica encarregado de realizar o acabamento da obra o Mestre Mateo,sendo responsável pela fachada Ocidental e construção do Coro na região maior,com isso em 1211 é realizada a consagração da Basílica com a presença de Alfonso IX. Ainda que a estrutura medieval se manteve no fundamental,ao longo dos séculos a Catedral foi variando a fisionomia com construção no Renascimento do Claustro e os espaços anexos,