Biodissel
Curiosamente os motores tipo diesel eram de injeção indireta. Tais motores eram movidos por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleo de peixes.
O projeto de produção de Bicombustíveis só não é mais avançado devido aos baixos preços do petróleo e seus derivados, por esse motivo a idéia caiu no esquecimento sendo retomada há poucos anos, pois a idéia de fontes de energia renováveis e ecologicamente corretas preocupa muitos pesquisadores e governantes em todo o mundo.
Apesar de apresentar grande redução nos principais poluentes, hidrocarbonetos, monóxidos de carbono e óxidos de nitrogênio e apresentar um pequeno aumento nas partículas emitidas, bem como no dióxido de carbono, apresenta um grande passivo ambiental no caso da glicerina devido à falta de escoamento de todo o seu estoque, no entanto esse passivo deixará de existir futuramente, uma vez que existem diversos estudos para a transformar em substância úteis para a sociedade, isto é, atualmente estuda-se a possibilidade de transformar a glicerina em vários produtos químicos de elevado custo, tal como polímeros, combustíveis, solvente, anticongelante, detergente, fibras têxteis, ou ainda medicamentos, figura 1.1, que iram baixar o custo da produção do biodiesel, tornando ainda mais competitivo em relação ao petróleo.
2. BREVE HISTÓRICO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS
O inicio do aproveitamento de biocombustíveis data do final do século XIX, quando Rudolph Diesel, inventor do motor à combustão interna